Top Background

Meio Ambiente & Futuro Sustentável

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ECOREPANA

A ECOREPANA POSSUI 2 ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, uma em cunha com 200 alqueires e a outra na região da serra da Mantiqueira com 150 alqueires todas com mata primária intocada, visando a preservação, conservação e a emissão de oxigênio no meio ambiente.

A ECOREPANA aderiu a ações de preservações e conservações que visam neutralizar as emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.

Esta postura visa minimizar o impacto de gases como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos na natureza, gerando o efeito estufa e as mudanças climáticas que já são um problema insolúvel da humanidade. A elevação do nível dos oceanos, os incêndios mais freqüentes em áreas florestais e as alterações nas correntes marítimas são alguns dos resultados já aparentes. As áreas de proteção ambiental produzem mudas de espécies da mata atlântica. A área verde intocada conta com 10 nascentes protegidas por mata ciliar. As 10 minas protegidas por mata ciliar intocadas produzem a melhor água mineral da região. Árvores de mais de 60 metros de altura são parte da mata atlântica.

Como respeitar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável

O nosso planeta tem muita água! Mas só uma parte dessa água é doce e utilizada nas necessidades diárias do ser humano. Para agravar a situação, cerca de 2/3 dessa água está congelada nos pólos Norte e Sul. E o restante nos rios, nos lagos, no subsolo e na chuva. Cada vez mais a água doce é precisa. A população mundial está a aumentar muito depressa, por isso há mais pessoas a consumirem água. A indústria, que consome muita água, está cada vez mais desenvolvida. A agricultura precisa de irrigação...

O que podemos fazer para minimizar as conseqüências:

  • Enquanto se escova os dentes fechar a torneira, e utilizar um copo;
  • Tomar ducha em vez de banho.
  • Utilizar as folhas de papel dos dois lados. São necessários 90 litros de água para fabricar um quilo de papel. O papel reciclado é mais ecológico – para fabricá-lo não é preciso abater árvores e se gasta muito menos água e energia. Nas regiões semi-áridas de África cada pessoa utiliza cerca de doze litros de água por dia. Nós gastamos cerca de nove litros, cada vez que despejamos o autoclismo.

Muitos dos poluentes químicos encontrados no sistema de águas residuais provêm dos produtos de limpeza. Estes contêm tóxicos, produtos corrosivos ou químicos inflamáveis. Entre as possíveis soluções, destaca-se a utilização de produtos de limpeza “verdes” que, apesar de serem mais caros do que os outros produtos institucionalizados, por serem concentrados, acabam por poupar dinheiro em longo prazo e, porque são biodegradáveis, não representam uma agressão do ambiente.

O que fazer com lixos não correntes:

O lixo doméstico (resíduos sólidos urbanos) é uma mistura imensa de materiais, composta por matéria fermentável (restos de comida), papel e cartão, plástico, metais, etc. Ou seja, se pensar bem, a composição do nosso lixo pode ser transformada novamente nesses mesmos materiais que podem ser reutilizados e reciclados. Mas, isso já está a ser grandemente realizado através da triagem que se faz em casa e que depois vai para os ecopontos (vidro, papel/cartão; plástico, óleos usados, pilhas e acumuladores).

São considerados resíduos especiais os seguintes resíduos: óleos usados; pneus usados; sucata; resíduos de demolição e de construção; resíduos agrícolas e florestais; resíduos de jardins e espaços verdes; pequenas quantidades de resíduos perigosos produzidos em nossa casa (como por exemplo: medicamentos; eletrodomésticos com cloroflúorcarbonetos (frigoríficos); removedores de ferrugem e preservadores da madeira; detergentes e produtos para limpeza de metais e vidros; tintas e solventes e lâmpadas fluorescentes).

O que podemos fazer?

Contatar autarquia local e questionar onde colocar esses resíduos, visto que esta tem protocolos com várias empresas para reciclar esses desperdícios.

 

Contato

Estrada das Lágrimas, 2008
Ipiranga, São Paulo - SP
CEP: 04232-000

Fone: (11) 2175-7272
Fax: (11) 2175-7271

contato@ecorepana.com.br

 

Enquete

Você recicla?
 

Newsletter

Inscreva-se e fique por Dentro!

Nome:

Email: